III Ciranda da Água de São Mateus
Fonte e Mais Fotos: http://www.santamarcelina.org/aps/noticias-read.asp?ID=1350
São Paulo - 27/3/2012 A Terceira Ciranda da Água de São Mateus foi realizada no dia 22 de março em comemoração ao Dia Mundial da Água. O objetivo da Ciranda é apontar caminhos para compartilhar responsabilidades e construir soluções coletivas.O evento promovido pelo setor de meio ambiente da Atenção Primária à Saúde (APS) Santa Marcelina, na pessoa do gestor ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) Sandro Nicodemo, contou com a parceria das unidades de saúde da região, entre elas: Recanto Verde Sol; CDHU Palanque; São Francisco II; Conquista I, II e III; Nove de Julho e Rio Claro, além do apoio da Supervisão Técnica de Saúde da Subprefeitura São Mateus e da Escola Filantrópica Tabor e do Centro Educacional Unificado (CEU) São Rafael, onde foi realizado o encontro.
No início das apresentações, Sandro contou um pouco da história, como tudo começou, falou sobre o número crescente de participantes nesses 3 anos e convidou os alunos da Escola Tabor para subirem ao palco. Os estudantes apresentaram o jogral “Carta ao Inquilino”. Depois foi a vez de Thiago, com seu teclado, tocar a música “Planeta Água”.
Terminadas as apresentações foi formada a mesa solene que contou com a presença de: Luciana Gonzaga, Agente de Promoção Ambiental (APA) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jd. Conquista I; Thiago Nogueira, gerente da UBS Jd. Conquista I; Inês Aparecida Martins, educadora da Escola Filantrópica Tabor; Valdson Fraga de Oliveira, coordenador de educação ambiental, Divisão de Gestão Descentralizada (DGD) Leste 1, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente; Leonardo Diniz, coordenador do setor de saúde e meio ambiente da APS Santa Marcelina representou a diretora técnica da APS, Irmã Monique Bourget; Bárbara Junqueira, gestora regional leste do PAVS; Dra. Marilande Marcolin, supervisora de saúde de São Mateus e Eliana Rizinni - coordenadora municipal do PAVS, da secretaria municipal de saúde. Cada componente falou sobre o tema e a importância de sua preservação.
Após a explanação de cada um, a mesa foi desfeita para que novas apresentações acontecessem. A UBS São Francisco II apresentou o Grupo de Lian Gong e um projeto de reutilização da água da chuva; a UBS Conquista I apresentou o tema Agenda 21; a UBS Conquista II o vídeo "ACQUA", cedido pela Escola Técnica (ET) SUS; a UBS CDHU Palanque apresentou o relato das atividades realizadas durante a semana da água, que contou com: apresentação de vídeos, visita às nascentes do Aricanduva e atividades com os adolescentes; a Recanto Verde Sol mostrou um vídeo documentário sobre a região; a UBS Conquista III apresentou um teatro que mostrou o errado e o certo quando se fala em cuidados com a água.
Segundo Irmã Monique “a solução é trabalharmos em conjunto, nesse evento estiveram presentes membros da saúde, educação, meio ambiente e pessoas de variadas idades, parabéns aos envolvidos e que cada um possa ser um agente de disseminador dessa ideia”.
Leia, abaixo, o texto "Carta ao Inquilino"
Senhor morador,
Gostaríamos de informar que o contrato de aluguel que acordamos há bilhões de anos atrás está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:
• Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto?
• Antes eu fornecia água em abundância, hoje não disponho mais desta quantidade.
• Precisamos renegociar o uso.
• Por que alguns na casa comem o suficiente e outros estão morrendo de fome, se o quintal é tão grande? Se cuidar da terra vai ter alimento para todos.
• Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantar novamente!
• Todos os bichos e plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não os encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam…
• Precisam verificar que cores estranhas estão no céu! Não vejo o azul!
• Por falar em lixo, que sujeira, heim??? Encontrei objetos estranhos pelo caminho! Isopor, pneus, plásticos…
• Não vi os peixes que moravam nos rios e lagos. Vocês pescaram todos? Onde estão?
Bem, é hora de conversamos. Preciso saber se você ainda que morar aqui. Caso afirmativo o que você pode fazer para cumprir o contrato?
Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite. Você pode mudar?
Aguardo resposta e atitudes.
Ass: Sua Casa – A Terra
Fonte: Comunicação APS
Nenhum comentário:
Postar um comentário